4 dicas para negociar melhor

negociação

Há quem diga que negociação é uma arte. Seja o fator negociador uma arte ou não, o bom negociador deve ser uma pessoa que consegue extrair dos seus recursos possíveis para fazer com que seu interlocutor entenda suas ideias de forma clara e direta.

Por isso, a persuasão é tão importante para o mundo corporativo.

No momento da negociação, é importante e estratégico considerar todos os fatores de influência.

Deve-se estar preparado para se antecipar aos questionamentos que podem surgir durante as conversações.

Para auxiliar você nessa tarefa, selecionei alguns itens importantes.

1. Contexto

Avalie com muito cuidado o contexto em que a avaliação está inserida e o planejamento que deverá ser feito.

O ambiente externo pode influenciar as negociações e isso pode afetar diretamente o resultado final. Portanto, o contexto pode ser utilizado como argumento estratégico.

Também é importante entender as necessidades e interesses da outra parte. Quanto mais você souber sobre a pessoa ou empresa com quem está negociando, mais fácil será encontrar soluções que atendam a ambas as partes.

2. Organização

Sem organização torna-se impossível manter informações, dados, argumentos e números como aliados durante o processo de negociação.

Ao planejar-se, fica mais fácil ter uma visão sistêmica do negócio, no que se trata de respeito e metas, como prazos e valores.

3. Características do negócio

Estar ligado a cada detalhe de seu negócio e mostrar para ele, de forma clara e organizada, quais serão os ganhos reais do produto e serviço é essencial para o sucesso do negócio.

O negociador deve deixar o cliente à vontade e seguro, como se estivesse em um ambiente particular.

Se sua empresa consegue atender com assertividade, consegue atingir a satisfação plena do cliente.

Além disso, seja claro e transparente em suas propostas e negociações, e ouça ativamente a perspectiva do outro lado.

4. Relações Interpessoais

Manter o foco no cliente e gerar um bom relacionamento entre as partes gera comprometimento entre os envolvidos, aumentando a confiança.

Dessa forma, isso se torna uma tática para abrir caminhos para negociações estratégicas.

A forma como o negociador se posta e as táticas de negociação são fundamentais para o processo, sempre buscando ter equilíbrio e posicionamento.

Mantendo uma postura colaborativa em vez de competitiva, é mais provável chegar a um acordo mutuamente satisfatório.

Deixar todos os papeis claros e preestabelecidos gera confiança e facilita ganhos no momento certo.

Por último mas não menor importante: esteja disposto a fazer concessões quando necessário. Dessa forma, você negociará melhor e terá bons resultados!

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